Inscrições abertas: Introdução ao Romance Vitoriano
O curso mais popular da Senhora Bennet retorna com 25% OFF até o dia 30/11!
Após 6 meses de revisão e adição de novos conteúdos, o curso mais querido da Senhora Bennet, Introdução ao Romance Vitoriano, retorna com 25% off até o fim de novembro. Clique aqui para se inscrever e garantir sua participação no último encontro do Clube Victoriana, que acontecerá em 30/11.
Introdução ao Romance Vitoriano é um curso livre elaborado por Marcela Santos Brigida no primeiro semestre de 2021 e disponibilizado agora em novo formato pela Senhora Bennet. O curso objetiva oferecer um panorama contextual do desenvolvimento do romance ao longo dos quase 64 anos que a Rainha Victoria esteve no trono britânico e, de forma mais ampla, do século XIX.
São abordados, ao longo de quatro módulos, o contexto histórico e social em que o romance floresceu enquanto forma literária predominante, os gêneros que marcaram períodos específicos da Era Vitoriana, seus atravessamentos e, por fim, alguns dos principais autores do período.
O que o curso inclui?
mais de 30 horas de aulas disponíveis na plataforma da Hotmart. O conteúdo do curso é assíncrono, ou seja, você pode assistir às aulas no seu próprio ritmo ao longo dos dois anos [731 dias] em que o conteúdo fica disponível para você a partir do dia da inscrição.
Acesso às gravações da primeira temporada do Clube Victoriana.
Material de leitura disponibilizado em inglês e em tradução via Google Drive.
Acesso ao grupo no Telegram para conversar com a turma.
Planner de estudos para se organizar.
Certificados de conclusão.
Módulos
O que é vitorianismo? [2 aulas]
Aula de introdução geral ao contexto social e político em que o romance adquiriu prestígio e centralidade na cultura literária da Era Vitoriana e outra focalizando a Questão da Mulher no período.
Contextos do Romance Vitoriano [3 aulas]
Análises dos desenvolvimentos da educação, do mercado editorial e da arena legal e jurídica ao longo da Era Vitoriana.
Formas do Romance [9 aulas]
Módulo dedicado às diversas formas do romance vitoriano, do Bilungsroman ao romance industrial, passando pelo romance de Newgate, a ficção científica e muito mais.
Grandes Romancistas Vitorianos [14 aulas]
Aulas dedicadas a introduzir alguns dos principais nomes do romance vitoriano, incluindo Charles Dickens, as irmãs Brontë, Elizabeth Gaskell, George Eliot e Oscar Wilde.
Clube Victoriana, primeira temporada [12 aulas]
Registros de encontros bimestrais realizados de 2022 a 2024, discutindo diversos elementos da cultura e da literatura vitoriana, incluindo “As leituras da Rainha Vitória”, “As cartas de Charlotte Brontë”, “Oscar Wilde e o Teatro” e “Charles Dickens e o Mercado Editorial”
Confira o programa completo no nosso website.
Sobre o curso
Em “Novel Reading” (1879), Antony Trollope observou: “nós nos tornamos um povo leitor de romances, do primeiro-ministro à última copeira”. Seu comentário acerca dos vitorianos foi certeiro: dentre leitores de romances figuravam ninguém menos do que a Rainha que dá nome ao período e primeiros-ministros como William Gladstone e Benjamin Disraeli, este último também romancista. Os avanços no projeto educacional do país também ampliaram consideravelmente o público-leitor ao longo do século.
Patrick Brantlinger e William B. Thesing ressaltam que “John Sutherland estima que entre 1837 e 1901 cerca de 60.000 romances foram publicados na Grã-Bretanha - cerca de 20% de toda a produção de livros - e que esses números talvez dobrem se adicionarmos folhetos religiosos e publicações em série que não aparecem nos volumes encadernados. Além disso, cerca de 7.000 vitorianos poderiam legitimamente intitular-se ‘romancistas’”1. Neste sentido, analisar o período vitoriano é também estudar o amadurecimento do romance enquanto forma literária aclamada e criticada em iguais medidas, uma manifestação literária plural e marcada pela ascensão de uma variedade de subgêneros de vieses populares, eruditos, de entretenimento e engajados com as questões sociais e políticas de seu tempo.
Oferecendo uma abordagem crítica a obras, autores e movimentos da literatura do período em consonância com a tradição inglesa em um sentido mais amplo, este é um curso formativo que oferece uma base sólida para todos aqueles interessados em aprofundar seus conhecimentos na arena da literatura vitoriana.
Com aulas assíncronas, “Introdução ao Romance Vitoriano” se molda à disponibilidade de cada aluno, com os encontros bimestrais oferecendo uma possibilidade de encontro e troca entre o grupo.
Inegavelmente, o romance vitoriano segue exercendo uma influência considerável na literatura e na cultura contemporânea, seja em seus pontos de contato e identificação, seja na diferença. Neste curso, tensionamos estes pontos a fim de compreender a herança complexa desta literatura e o legado duradouro de romancistas como Charles Dickens, Charlotte, Emily e Anne Brontë, William Makepeace Thackeray, Elizabeth Gaskell, Wilkie Collins, Anthony Trollope, Mary Elizabeth Braddon, George Eliot, Thomas Hardy, Oscar Wilde e Robert Louis Stevenson.
Sobre a Professora
Marcela Santos Brigida é graduada em Letras – Inglês/Literaturas (UERJ, 2018), mestre em Literaturas de Língua Inglesa (UERJ, 2020) e doutora em Literaturas de Língua Inglesa (UERJ, 2022). É professora universitária de literatura inglesa (UERJ), além de ser coordenadora do projeto de extensão Literatura Inglesa Brasil. Colaborou com prefácios e posfácios para edições recentes de traduções de clássicos vitorianos. Ela editou Dickens in Brazil: A Tale of Two Cities in Students’ Voices e atualmente trabalha na tradução do terceiro volume da biografia The Life of Charles Dickens, de John Forster.
Gostou da notícia? Aproveite a promoção e junte-se a nós até 30/11! E a gente se encontra em dezembro para o Natal das Irmãs March. Inscrições a partir de 20/11.